quinta-feira, 6 de junho de 2013

SKATE - O ESPORTE NO BRASIL


Em nosso país o esporte chegou em meados dos anos 60. O primeiro campeonato de skate aconteceu no Clube Federal (Rio de Janeiro) no final de 74, mas em outubro de 1975, foi realizado na Quinta da Boa Vista (Rio de Janeiro) o primeiro grande campeonato.

Em dezembro de 74 foi inaugurada a primeira pista de skate da América Latina, Em Nova Iguaçu, e a partir de 76 começaram a aparecer as primeiras skateparks. Depois de um declínio, o skate volta com tudo nos anos 80, com força do "freestyle".




Os shapes eram os Hammerheads pra quem não conhece são os "tubarões", e os truckseram largos e pesados, e as rodas grandes. Em 80 o mercado se tornou independente, com o nascimento de marcas domésticas. Até então, o primeiro sk8 made in Brazil era o Torlay, produzido por uma empresa de brinquedos (a Bandeirante). Paralelamente ao desenvolvimento do mercado nacional, a importação de marcas americanas como Sims, Tracker e Vision continuava muito forte. O motivo? O skatista brasileiro ainda não acreditava que a qualidade do produto verde e amarelo chegasse perto do importado. Hoje, vinte anos depois, a situação é bem diferente. O Brasil não só tem produtos de qualidade, como também exporta para outros países. A indústria nacional de sk8 fabrica shapes (Perfect Line, Stage, Son), trucks (Crail) , rodas (Moska) e tênis (QIX, Freedom Fog). Isso sem mencionar a popularidade de marcas 100% brazucas, como New Skate Rock, Drop Dead, Narina e Maha.

Nos anos 90 o street é uma das modalidades mais fortes, apesar do vertical, pois os skaters não tem de depender de pistas para andar. As manobras evoluiram e ficaram bem mais diversificadas, os shapes ganharam nose e uma nova forma, os trucks ficaram mais leves e as rodas menores, facilitando muito na hora de tirar as manobras.



Agora vários canais de TV, revistas e sites, estão divulgando o esporte, ajudando a faze-lo crescer ainda mais. Esperamos que o skate nunca mais tenha uma recaída e que o esporte cresça cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário