No Brasil o mês do amor é junho. Mas no resto do mundo, é no Valentine’s Day, dia 14 de fevereiro, que os apaixonados comemoram o seu dia. Por que essa diferença?
A teoria mais conhecida para a celebração do Valentine's Day, ou Dia de São Valentim, tem origem no Império Romano. Explica-se. Era 270 a.C, e o imperador romano Claudius II havia proibido o casamento durante as guerras, pois acreditava que os solteiros eram melhores soldados. O bispo Valentim, indignado com a decisão do imperador, continuou a celebrar os casamentos escondido. Mas acabou preso e condenado à morte.
Há quem diga, no entanto, que o Dia dos Namorados nasceu dos festejos romanos de Lupercalia, nos quais era costume escrever nomes de meninas em pedaços de papel e colocar em um frasco. Cada mocinho escolhia um papel e a menina sorteada seria sua namorada. Outros dizem que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos passarinhos e por isso os enamorados deixavam bilhetes cheios de amor na porta de suas amadas.
Dia dos Namorados no Brasil
No Brasil, a história não é tão romântica. Ao contrário do que se acredita, 12 de junho não é Dia dos Namorados por ser a véspera da celebração do nosso santo casamenteiro, o Santo Antônio. E sim porque junho era considerado o pior mês para as vendas no comércio.
Pensando nisso, em 1949, o publicitário João Dória, da agência Standard Propaganda, a pedido da loja Clipper, criou o slogan "Não é só de beijo que vive o amor", transformando o dia do amor no dia de dar presentes. A mudança foi um sucesso estrondoso no comércio e está aí até hoje.
O Dia dos Namorados é a terceira data mais lucrativa para o comércio, ficando atrás somente do Natal e do Dia das Mães. Em 2013, porém, o crescimento da atividade no comércio deve ser menor. A previsão é de um aumento de 5% nas vendas, menor que o registrado em 2012, que foi de 9,08%.
De acordo com a CNDL e o SPC Brasil, o gasto médio do consumidor brasileiro deve ser de R$ 100. Entre os produtos mais procurados nas lojas durante as compras estão os itens de vestuário, calçados, perfumaria, floricultura, joias e bijuterias. O consumidor brasileiro também tem o hábito de comprar mais de dois presentes para o Dia dos Namorados, além de comemorar a data com almoços e jantares.
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