quinta-feira, 27 de junho de 2013

LORDS OF DOGTOWN


Por: Giancarlo Machado

Creio que a grande maioria dos leitores do Skate é Cultura, já viram ou pelo menos já ouviram falar no célebre filme "Os Reis de Dogtown" (Lords of Dogtwon). Este filme foi baseado no documentário "Dogtown and Z-Boys", produzido por Stacy Peralta.

Em síntese, o filme conta uma versão do surgimento do skate. Em Dogtown, uma região da Califórnia, vários jovens surfistas passam a praticar o skate e incorporam, acima de tudo, o estilo nas manobras. Estes jovens são os z-boys, que faziam parte da equipe da loja Zephyr. Entre os z-boys, três skatistas destacavam-se: Tony Alva, Stacy Peralta e Jay Adams. O filme mostra a saga destes surfistas que passaram a praticar o skate, e como eles se apropriavam de espaços públicos (como as ruas) e privados (como as piscinas) dando um novo signifcado a eles. Muitos consideram os z-boys como os que revolucionaram a prática do skate.


O livro "Lords of Dogtown" retrata justamente a história dos bastidores do filme "Os Reis de Dogtown". Além disso, o livro vem autografado pelo próprio Tony Alva, um skatista até então desconhecido que virou celebridade.

Este livro pertence ao Eduardo Yndyo e foi publicado somente em inglês. Nestas imagens enviadas pelo Yndyo, podemos conferir algumas fotos das gravações do filme. Se você ainda não viu este filme, corra até a locadora mais próxima e o alugue. Ou melhor, o mais certo é comprá-lo, pois o filme, e principalmente o documentário, merece ser considerado um dvd de cabeçeira.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

SANDRO DIAS - MINEIRINHO



Fonte:Wikipédia

Mais conhecido como "Mineirinho" (Santo AndréSão Paulo18 de Abril de 1975), é um skatista brasileiro. Skatista profissional desde 1995, começou a andar dez anos antes. É considerado o “Rei do 540”, e foi o terceiro skatista no mundo a acertar a manobra 900°, e o primeiro a voltá-la durante sua linha em uma competição. Hexacampeão mundial pela World Cup Skateboarding (20032004200520062007 e 2011), tricampeão europeu (2001, 2003 e 2005)1 e medalha de ouro dos X Games de Los Angeles (2006).

O início de Sandro, também conhecido pelo apelido de “Mineirinho”, no skate foi curioso. Por volta de 1986, o atleta pegava o skate do irmão de um amigo de infância emprestado, colocava um pneu de carro em cima e descia a ladeira da garagem de seu prédio sentado.
Pouco depois, às vésperas do natal, Sandro pediu um skate para o seu pai. Quando ganhou o presente, começou a se interessar mais e a freqüentar diariamente uma pista – ou melhor, um half pipe de madeira – que alguns skatistas construíram no fundo de uma loja perto da casa dele (Força Local).
Após alguns meses, participou do seu primeiro campeonato na categoria iniciante. Na Prefeitura Municipal de Santo André, local que abrigou o evento, ele era o atleta mais novo da competição e terminou em oitavo.
A experiência adquirida em mais alguns campeonatos e a evolução técnica deram a Sandro Dias condições de conquistar o primeiro título cedo. Em 1988, aos 13, foi campeãobrasileiro de street iniciante. De sobra, ainda fez a sua primeira viagem internacional naquele ano. Foi para os Estados Unidos, onde andou e conheceu algumas pistas de skate.
Em 1989, na Alemanha, disputou o seu primeiro campeonato internacional. Apesar de ainda ser amador no Brasil, competiu como profissional e terminou em 31º.
Depois disso, Sandro continuou competindo no Brasil como amador, mas o skate começou a sumir no início da década de 90. Como as pistas desapareceram, foi obrigado a parar, pois não tinha mais onde andar por aqui.
A sua caminhada rumo ao topo do mundo finalmente chegou ao seu ápice em 2003. Logo no início da temporada, conseguiu o título de quatro torneios consecutivos, incluindo o Latin X Games, no Brasil, e o Slam City Jam, em Vancouver (CAN), e abriu uma vantagem confortável no ranking. Com mais alguns bons resultados, assegurou o título mundial e concretizou um grande sonho.
No início de 2004, a sua vontade era superar o ano anterior. Além do bicampeonato mundial, o 900º (dois giros e meio no ar), que acertou em várias oportunidades na temporada, foi outro sonho realizado. Em uma das vezes que repetiu a manobra, conquistou a sua primeira medalha de ouro nos X Games de Los Angeles, um dos principais eventos do mundo, na categoria Best Trick.
Na seqüência, o começo de 2005 não poderia ser melhor. Além de quatro títulos nas cinco primeiras competições (Coréia do Sul, Alemanha, França e Taiwan), conquistou o vice-campeonato no Oi Vert Jam2 , realizado no Rio de Janeiro, e ainda acertou um 900º que levantou a galera. Novamente com boa vantagem, também aberta pela medalha de bronze nos X Games de Los Angeles, manteve a liderança até o final da temporada e levantou o tricampeonato mundial.
Motivado pelos resultados dos anos anteriores, Sandro começou a temporada 2006 com um gás extra. No final do ano, pôde contabilizar seis primeiras colocações em 11 competições disputadas – entre elas o ouro nos X Games de Los Angeles3 e a inédita vitória no Dew Tour, na terceira etapa do circuito, em Portland – e o quarto título do mundo.
Para celebrar a série de títulos mundiais, organizou a primeira edição do “O dia D”, que aconteceu em Santo André, em dezembro de 2006, e reuniu o I Campeonato Sandro Dias de Skate Vertical Amador, show do Charlie Brown Jr. e apresentação de profissionais. Cerca de oito mil pessoas prestigiaram o evento.
Propenso a incentivar cada vez mais a molecada, Sandro organizou, logo no início de 2007, a segunda edição do Campeonato Sandro Dias de Skate Vertical Amador. O sucesso do evento lhe deu ainda mais motivação para realizar o terceiro no final do ano. Entre um e outro, obteve de novo bons resultados no circuito mundial, com vitórias no Rio de Janeiro e em Praga, e se tornou pentacampeão do mundo.
Novamente em dezembro e em Santo André, fez a segunda edição do “O dia D”4 e aproximadamente 25 mil pessoas compareceram ao Parque Central.


Sandro Dias .O dia D (2007) Skate ,musica e diversão

terça-feira, 25 de junho de 2013

GO SKATE DAY

Por Marcus Mulky

Mesmo sem apoio do governo , se decepcionando com as parcerias feitas e vendo que eles são apenas mais um bando de políticos demagogos sem objetivo de chegada ,mesmo com todos esses problemas o GO SKATEBOARDING DAY TIMOTEO foi lindo, provamos mais uma vez que NÓS POR NÓS é a saída , que em terreno seco castigado ainda tem água , que ainda sim é fértil , que vale mais 100 verdadeiros e que entendem o tamanho da causa , do que 8 mil fazendo da causa uma festa !!!

Muito obrigado a todos que foram e ficaram até o fim ... Agradeço também a todos que se envolveram em prol da causa Kesller Keke , Allan Augusto , Gabriela Carvalho ,Jaydson( Naga) , Eustaquio ,Rhilary,Ulisses GTS,Daniel Lopes,  Herik Colares , Thiago Souza Vulgo Bola , Hugo Lage , Caroline Abreu ,Diego Lopes , Nilmar Lage , Índio Do Brasil e muitos outros guerreiros que fortaleceram mais uma vez a cultura de rua .

Confiram as fotos que a Triade Urbana fez do evento ....

Resistência
Se curva jamais !!!

Bless




















REFLETINDO






quinta-feira, 20 de junho de 2013

A PRAÇA QUE QUEREMOS




Praça da Juventude é um projeto destinado a comunidades situadas em espaços urbanos com reduzido ou nenhum acesso a equipamentos públicos de esporte e de lazer que alia saúde, bem estar e qualidade de vida a atividades socioeducativas diversificadas. Atividades que, além de democratizarem o acesso ao esporte e ao lazer, incentivam a inclusão digital e a produção cultural e científica, constituindo-se em um amplo espaço de convivência comunitária. Na prática, é uma área de, no mínimo, sete mil m² com um grande ginásio poliesportivo que, em funcionamento pleno, oferecerá um novo gás à população, possibilitando que se reconheçam como cidadãos de direitos e deveres no exercício legítimo e diário de sua cidadania.

Concebido pelo Ministério do Esporte e implementado com governos estaduais e municipais, o projeto Praça da Juventude conta ainda com a parceria do Ministério da Justiça, por intermédio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania(Pronasci). O Pronasci oferece condições para que as Praças da Juventude possam se consolidar como organizações efetivas e integradas à vida comunitária. Existe uma forte complementaridade entre esses dois programas quanto aos seus objetivos de educar, ressocializar e apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social.
O projeto Praça da Juventude abre o placar para uma nova fase na concepção da infraestrutura esportiva. Isso porque, desde a sua criação, em 2003, o Ministério do Esporte vem consolidando e ampliando sua atuação como principal agente de planejamento, formulação e implantação de políticas públicas para o setor no país. Em sua pauta, três objetivos prioritários:


  1. Garantir à população brasileira o acesso gratuito às práticas esportivas;
  2. Utilizar, sistematicamente, o esporte e o lazer como fatores de melhoria da qualidade de vida e de inclusão social; e
  3. Introduzir, de forma sistemática e regular, o esporte e o lazer na promoção do desenvolvimento humano em todos os segmentos sociais.


Estrutura da Praça
Cada unidade do projeto Praça da Juventude prevê a construção de ginásio poliesportivo coberto, cuja infraestrutura completa, conforme Memorial Descritivo, apresenta-se em módulos divididos em:

  1. Quadra poliesportiva coberta.
  2. Pista para salto triplo.
  3. Pista para salto a distância.
  4. Pista para caminhadas.
  5. Quadra de vôlei de praia.
  6. Área de exercícios e alongamento.
  7. Campo de futebol society.
  8. Pista para skate.
  9. Teatro de arena com palco.
  10. Centro de convivência com salas para ginástica, terceira idade, administração, reuniões, sanitários e outros.
  11. Quiosque de alimentação.
  12. Vestiários/sanitários.
  13. Arquibancadas.
  14. Bebedouros.
  15. Grama natural/sintética.
  16. Sanitários com acesso para pessoas com deficiência.
  17. Sistema de iluminação específico para cada pista.
  18. Paisagismo.
  19. Totem.
  20. Mastro para bandeiras.

Sugere-se para aos municípios que projetem os espaços abertos com o uso de mobiliários urbanos (bancos, postes, lixeiras, piso podotátil, bicicletário, mesas de jogos, playground e outros) e de vegetações com áreas de sombras, a fim de qualificar o projeto.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

EM PROL DO ESPORTE RADICAL


Gravação: Jaydson Naga    Edição: Ulissys GTS


Um ano de mobilização, um ano de evento, um ano de reunião de amigos que amam praticar e apreciar o esporte radical ou de rua como preferirem  (risos). Juntos e unidos  essa galera que participa do campeonato 4 Bases Skate Game seja ano passado no coreto no centro de Timóteo ou esse ano na praça Olímpica do bairro Funcionários se uniram para  mostrar para sociedade que a turma é unida e gosta de atividades radicais sem perigo e convocam os amigos para a  comemoração ao dia internacional do skate no sábado dia 22 de Junho, saindo do coreto ás 12h em direção a praça Olímpica no bairro Funcionários e a tarde se deliciarem com as apresentações da galera militante da cultura de rua.Com muita musica, manobra e claro arte.

NA RUA COM ESTILO

Por Caroline Abreu

Aonde a moda começa? Sem duvidar eu aposto na rua. Se pararmos para pensar é na rua que mostramos na maior parte do tempo o que vestimos.Se identificando, copiando, tendo novas idéias. Galera estilosa e o que não falta. Principalmente nos eventos do Conteúdo Avulso onde a atração  principal e a cultura de rua. Onde o estilo e personalidade devem ser expressados sem rótulos. Por quem gosta de moda, de ser diferente, fazendo a diferença, colaborando com dedicação e criatividade para a sustentabilidade do street style sem medo de abusar das cores, dos cortes e  tecidos. Prova disso e  as stylish avulsas esbanjando todo seu  charme no 1º campeonato de Game of skate de rua em Timóteo ano passado.


Fotos de Talles Dornelas

Fotos de Talles Dornelas


Fotos de Talles Dornelas

Fotos de Talles Dornelas

Fotos de Talles Dornelas

Fotos de Talles Dornelas

Fotos de Talles Dornelas

Fotos de Talles Dornelas

Fotos de Talles Dornelas

Fotos de Talles Dornelas

Fotos de Talles Dornelas

Fotos de Talles Dornelas

Fotos de Talles Dornelas

Fotos de Talles Dornelas

Fotos de Talles Dornelas

segunda-feira, 17 de junho de 2013

quinta-feira, 13 de junho de 2013